sexta-feira, 22 de abril de 2016

A REVELAÇÃO DA JUSTIÇA DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

      O Antigo Testamento está repleto de testemunhos acerca da real manifestação da justiça de Deus para o mundo dos homens. Notemos algumas implicações.

1-    Deus deseja revelar sua justiça ao mundo através da nação de israel.
Deuteronômio 4:5-8

5 - Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o SENHOR meu Deus; para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar. 
6 - Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida. 
7 - Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR nosso Deus, todas as vezes que o invocamos? 
8 - E que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós?


2- Deus revela sua justiça ao mundo através de Sua Palavra.

Salmos 25:8 – “Bom e reto é o SENHOR; por isso ensinará o caminho aos pecadores”.


3- Deus revela Sua Justiça através do cumprimento de suas promessas.

Neemias 9:7-8
7 Tu és o SENHOR, o Deus, que elegeste a Abrão, e o tiraste de Ur dos caldeus, e lhe puseste por nome Abraão.
8 - E achaste o seu coração fiel perante ti, e fizeste com ele a aliança, de que darias à sua descendência a terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos perizeus, dos jebuseus e dos girgaseus; e confirmaste as tuas palavras, porquanto és justo.


4- Deus revela Sua Justiça no julgamento dos inimigos de Israel

Salmos 96:13 – “Ante a face do SENHOR, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade”.


5- Deus revela Sua Justiça em relação aos pecados do Seu povo

Esdras 9:15 – “Ah! SENHOR Deus de Israel, justo és, pois ficamos qual um remanescente que escapou como hoje se vê; eis que estamos diante de ti, na nossa culpa, porque ninguém há que possa estar na tua presença, por causa disto”.


5- Deus revela Sua Justiça em meio a Sua Ira

Salmos 11:5 – “O SENHOR prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma”.
Salmos 7:11 - “Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias.


6- Deus revela Sua Justiça em relação ao pobre e aflito

Salmos 140:12 – “Sei que o SENHOR sustentará a causa do oprimido, e o direito do necessitado”.


7- Deus revela Sua Justiça quando demonstra misericórdia

Salmos 116:5-6 – “Piedoso é o SENHOR e justo; o nosso Deus tem misericórdia. O SENHOR guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou”.


8- Deus revela Sua Justiça quando salva pecadores

Salmos 98:2-3 – “O SENHOR fez notória a sua salvação, manifestou a sua justiça perante os olhos dos gentios. Lembrou-se da sua benignidade e da sua verdade para com a casa de Israel; todas as extremidades da terra viram a salvação do nosso Deus”.
Isaías 53:11 – “Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si”.


Alguns concluem que a Justiça de Deus se manifesta no julgamento, e que o Amor de Deus se manifesta na salvação dos pecadores. Mas não é bem assim! O amor e a justiça de Deus são manifestadas em ambos predicados: tanto no julgamento quanto na salvação.
A justiça de Deus é a causa tanto da condenação quanto da salvação do homem.

O homem é salvo por causa do amor de Deus e também é condenado por esse amor. O Homem é julgado pela justiça de Deus, mas também é condenado pela mesma justiça.

(A JUSTIÇA DE DE DEUS - PARTE 03)

---
Me. Cesar de Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário